Quem é quem

 

CRISTIANE MARA RODRIGUES MARCELINO

Controladora-Geral do Município de Niterói

 

Bacharel em Ciências Econômicas, pós-graduada em Controladoria e Finanças, certificada na ISO 31000:2018 e na ANBIMA Série 10 (CPA-10). Implementadora e Auditora Líder de Sistemas de Gestão Antissuborno e Compliance ISO 37001 e ISO 37301. Possui formação em Governança e Inovação Pública pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe e Fundação Getúlio Vargas. Certificada como Gestora dos Sistemas de Integridade e Compliance (biênio 2021/2022) pela Prefeitura Municipal de Niterói através da CGM e PGM. Integra o Comitê de Investimentos da Autarquia Gestora da Previdência Social e é Conselheira do Conselho Gestor do Fundo de Equalização de Receitas, ambos do Município de Niterói. Membro associada ao Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), com ampla experiência profissional tanto em organizações privadas quanto em públicas com atuação nas áreas de finanças, implementação de sistemas integrados de gestão, planejamento e orçamento, e controle, tanto interno quanto externo.

Após atuação por mais de 15 anos na iniciativa privada, dedicou-se exclusivamente aos estudos para ingressar na carreira pública. Em 2010, foi aprovada no concurso de Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado do RJ. Logo a seguir, em 2011, obteve aprovação para Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município do RJ.

Cedida para a Prefeitura Municipal de Niterói em 2013, atuou como subsecretária de controle na Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle. Em 2017, assumiu a Controladoria-Geral do Município, criada pela lei 3.305/2017, como Controladora-Geral, na qual ficou responsável pelo compliance e pelo fortalecimento do ambiente de controle interno com a adoção do Modelo das Três Linhas preconizadas pelo The IIA (The Institute of Internal Auditors) através da busca de/da:

1. parcerias com demais entes públicos que atuam na fiscalização, no controle e no combate à corrupção;
2. implementação de uma gestão de riscos, com a promoção da cultura do gerenciamento de riscos, desde sua análise até a mitigação;
3. implementação de novas tecnologias, com foco na inovação dos sistemas;
4. criação de uma rede de controle interno no município, onde se destaca a presença de controladores setoriais em todos os órgãos e entidades do Município;
5. promoção da integridade, inclusive, com a expansão de Planos de Integridade e Compliance a toda a administração direta e indireta, além do fomento nas organizações sociais e pessoas jurídicas de direito privado estabelecidas em Niterói e/ou que vierem a contratar com o Município;
6. implementação da ouvidoria, com a criação de canais de denúncias e sua expansão para toda a administração, com foco no aumento da participação social;
7. melhoria da governança com a agregação de valores aos processos internos do ente público, especialmente quanto a qualidade e conformidade dos gastos, e redução de passivos;
8. atuação prévia, através da avaliação de riscos e certificação objetiva das contas públicas, com pareceres prévios favoráveis emitidos pelo TCE-RJ e aprovação pela Câmara de Vereadores, por 10 anos ininterruptos.
9. Implementação dos serviços de consultoria e avaliação das políticas públicas, com foco no alcance de uma gestão sustentável no longo prazo.

É autora e coautora dos artigos cintíficos: (i) Previne Niterói: implementando Planos de Integridade e Compliance nos órgãos e entidades da administração direta e indireta do município de Niterói. Sociedade brasileira de administração pública, v.9, p.1-15, 2022; (ii) Controle de despesas públicas: um modelo prático a ser implementado em estados e municípios. Sociedade brasileira de administração pública, v.9, p. 1-15, 2022; e da obra 10 anos - avanços nos sistemas de compliance, accountability e governança na Prefeitura de Niterói: progressos e desafios 2013-2024. - 1ª ed. - Rio de Janeiro: Autografia, 2024.

Em 2023, liderou em parceria com a Secretaria do Clima (SECLIMA), o Programa Municipal de certificação de boas práticas em neutralização de carbono visando promover a implementação de soluções de redução de emissão carbono nas empresas da cidade. No primeiro ano, foram certificadas 33 (trinta e três) empresas pela implementação efetiva de boas práticas de mitigação, adaptação e compensação de gases de efeito de estufa.

Além disso, o Programa foi certificado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), e distinguido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ). Em conformidade com a Resolução 608/22, Art. 16, o Programa conquistou o 1º lugar - Prêmio ROBERT GRAY de Sustentabilidade Ambiental CRC-RJ, no contexto da 60ª Convenção de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro - CONCERJ.

 

Cursos e eventos Cristiane Marcelino 2017-2023

 

BEVERLY MARIA COUTINHO DA MOTTA

Subsecretária da Controladoria-Geral do Município de Niterói

 

Pedagoga, mas com atuação profissional nas áreas de planejamento, orçamento, finanças e de controle, temas sobre os quais realizou diversos cursos buscando aprimoramento de seu trabalho. Com experiência no setor público, aposentada da Secretaria de Estado de Educação/RJ, na qual exerceu cargos de Direção por vários anos, assim como na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, como Diretora-Geral de Administração e Diretora Executiva do Fundo Estadual de Saúde/RJ, este último por 4 anos.

Desde 2007 no município de Niterói, com atuação na área de controle, como Diretora da extinta Controladoria-Geral do Município e, posteriormente, como Diretora de Análise Processual da Subsecretaria de Controle da Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, permanecendo no cargo até 2017, quando da criação da Controladoria Geral do Município, e desde maio deste ano, como Subsecretária, primando pela legalidade, economicidade, regularidade, de forma a prevenir potenciais riscos, com o intuito de colaborar, proteger e agregar valor à gestão.

 

ANDERSON PEIXOTO DE FARIA

Subsecretário da Controladoria-Geral do Município de Niterói

 

Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF, cursou a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. MBA pela Universidade Federal Fluminense – UFF, em Gestão Pública Municipal. Pós graduando em Direito Administrativo e Gestão Pública pelo Instituto IMADEC. Participou de cursos sobre a Nova Lei de Licitações na Fundação Getúlio Vargas – FGV, na PUC/RS e no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE/RJ. 
Atuou como Assessor Jurídico da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. Atuou como Procurador-Geral da Câmara Municipal de Itaboraí. Atuou como Assessor Jurídico da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. 
Na Prefeitura Municipal de Niterói atuou como Subsecretário da Secretaria Executiva. Atuou como Superintendente Administrativo da Fundação Municipal de Saúde e como Diretor Administrativo da Vice Presidência da Fundação Municipal de Saúde. 


CARLA ROCHA DA SILVA BORDA ARESE

Consultora

 

Administradora, pós-graduada em Administração Financeira (FGV), com ampla experiência em mercado financeiro e na administração pública, principalmente no Estado, como Analista Financeira da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (Subsecretaria de Finanças) com atuação principalmente na área de finanças, orçamentária, contábil, com ênfase maior em gerenciamento do fluxo de caixa e controle dos gastos para melhor alocação dos recursos públicos.

Desde janeiro de 2019, atua como assessora técnica direta da controladora-geral do município de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, com o objetivo de auxiliar a planejar, acompanhar, monitorar e demonstrar resultados de todas as diretrizes estabelecidas nas seguintes macrofunções da CGM: Auditoria Governamental, Controladoria/Controle Interno e Ouvidoria e Incremento à Transparência, gerando informações suficientes e necessárias para o aperfeiçoamento destas atribuições e tornando possível melhor a tomada de decisões com base nas informações gerenciais produzidas.


ARLINDO NASCIMENTO ROCHA 

Consultor

 

Doutor e Mestre em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; Pós-Graduado em Administração, Supervisão, Orientação Educacional e Pedagógica pela Universidade Católica de Petrópolis/Instituto de Pesquisa e Tecnologia – UCP/IPTEC; Licenciado em Filosofia para a docência pela Universidade de Cabo Verde - Uni-CV e em Pedagogia  pelo Instituto Pedagógico do Mindelo – IPM.

Foi pesquisador da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – CAPES; atuou no Núcleo de Educação Não Formal do Campus da FIOCRUZ da Mata Atlântica – CFMA em Jacarepaguá; foi professor do Ensino Básico Integrado - EBI; Gestor Educacional e Supervisor do Curso de Formação de Professores EAD; participou como professor pré-experimentador na adoção e implementação da Abordagem por Competência - APC no EBI.

Link do currículo Lattes 

Quadro de servidores da Controladoria-Geral do Município
26 May 2023
Exibir Numero