Banco de Boas Práticas

O BANCO DE BOAS PRÁTICAS da Prefeitura Municipal de Niterói foi criado por iniciativa da Controladoria-Geral do Município, no âmbito da implementação dos Planos de Integridade - Previne Niterói 2021/2022, na administração direta e indireta do Município.

O objetivo a médio e longo prazo é sumarizar o conjunto das melhores práticas de Integridade e Compliance, entendidas como processos de governança e gestão de natureza operacional e administrativa que foram, efetivamente, implementadas.  Os resultados alcançados e/ou a serem alcançados garantem, objetivamente, a transformação dos sistemas de integridade, proporcionando, assim, a troca de experiências e conhecimento sobre conformidade, excelência na gestão de riscos, competência administrativa e operacional, elevação nas tratativas com pessoas jurídicas de direto privado, transparência na gestão financeira e patrimonial, equidade no acesso aos serviços prestados, respeito pela sustentabilidade ambiental, cumprimento tempestivo das determinações, normas, decretos e leis municipais, estaduais, federais, ente outros.

O Banco de Boas Práticas deve ser alimentado periodicamente através do registro e do envio espontâneo das boas práticas à CGM, por parte dos órgãos/entidades da PMN. O objetivo é partilhar, disseminar e fortalecer as metodologias e as técnicas identificadas e aplicadas como mecanismos de excelência para realizar as ações propostas nos Planos de Integridade, além de divulgar as iniciativas, ressaltando sua importância.

Sendo assim, o Banco de Boas Práticas é mais uma contribuição para a consolidação da cultura de Integridade e Compliance do Município. Importante ressaltar que Integridade não é sinônimo de burocracia nem deve ser vista como investimento sem retorno.  Ela é a soma de todos os valores e virtudes possíveis de serem alcançados pelo exercício de boas práticas, pela minimização das falhas de caráter, responsabilidade e comprometimento. Em suma, Integridade é perfeição, inteireza, unicidade e completude espelhada através de ações concretas de gestão e governança democrática.

Banco de Boas Práticas
20 Apr 2022
Exibir Numero